quarta-feira, 7 de maio de 2008

Fazendo síntese de nossas leituras: Utilização do Computador na Educação Infantil



A UTILIZAÇÃO DE COMPUTADORES

NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Estamos vivendo em épocas de mudança, em um tempo de informação simultânea, um tempo de informatização, todas as informações são processadas e repassadas com grande rapidez.

A escola também vive esta nova fase ou era de transformação pela informação e informática, acompanhada por alegrias e preocupações, se de um lado entendemos o educando como autor de seu processo de criação, por outro vemos o professor e a escola distantes ainda deste novo conhecimento, nossa principal preocupação neste momento é:

...como utilizar pedagogicamente esta tecnologia? Que potencialidades oferece?

É necessário ter consciência, que uma utilização educativa que tire partido das potencialidades da informática, modificará substancialmente a maneira de aprender e de ensinar, os métodos de trabalho e o próprio funcionamento da instituição escola. Precisar com exactidão situações, contextos e potencialidades da informática educativa não é ainda tarefa fácil. (Meirinhos, 2000)

Ao utilizarmos as tecnologias nos deparamos com alguns questionamentos, um deles é qual a idade correta para que a criança comece a utilizar o computador. Em seu artigo, o professor Manuel Meirinhos nos diz que não existe uma idade correta para o uso do mesmo, isto depende da consciência de cada um, pois o que vou acessar é minha responsabilidade, então aí que surge mais uma vez o encargo do professor, ou seja, é ele que vai apresentar bons softwares para as crianças e planejar sua aula educando a consciência do aluno para uma escolha responsável.

A formação do professor para a utilização destas novas tecnologias é de fundamental importância é ele que vai ajudar na mediação do conhecimento, é também o educador, Meirinhos define a formação dos professos abrangendo: formação para o meio, formação para a utilização como ferramenta, formação com o meio. A formação para o meio: visa tornar os educadores conscientes da influência que o meio pode exercer em quem o utiliza. A utilização do computador como ferramenta: exige uma nova forma de alfabetização neste mundo digital levando em conta o novo contexto, buscando um muito conhecimento sobre as novas tecnologias presentes no cotidiano. Formação para a utilização da informática como meio: para que o computador seja um instrumento de trabalho que facilite o processo pedagógico do educando é necessário que este além de estar presente em sala de aula se sinta a vontade para interagir com a maquina:

Para além de saber trabalhar com o computador é necessário possuir formação para o meio (acima referida), possuir conhecimentos sobre software educativo, e aliar esta formação informática à formação psicopdagógica. (Meirinhos, 2000)

A partir do software existente, com estratégias adequadas, e em função das capacidades e conhecimentos da criança, podem-se realizar actividades muito atractivas, que podem contribuir (segundo Oró, 1997) para o desenvolvimento do processo de autoaprendizagem e de correcção dos próprios erros. Aumentar a responsabilidade na tomada de decisões nas tarefas a realizar. As crianças adquirem destrezas e habilidades relacionadas com a psicomotricidade fina e adquirem a dimensão espacial para além de um só plano. Desenvolvem também, a compreensão da linguagem iconográfica e visual, aumenta a autoestima e a colaboração. (Meirinhos, 2000)

O texto completo de Manuel F. A. Meirinhos você encontra disponível em:

http://www.ipb.pt/~meirinhos/Info_infantil.doc



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