sexta-feira, 20 de junho de 2008

Síntese das entrevistas e considerações finais

Dentre as entrevistas realizadas com crianças entre 3 a 8 anos de idade, descobrimos que quase 80% das crianças que tem acesso ao computador e utilizam o mesmo apenas para acessar jogos. Na maioria das vezes os pais estão “ocupados” com o trabalho. Além disso, a partir das entrevistas descobrimos que estas crianças foram apresentadas ao computador pelos famíliares sendo que todas frequentam instituições particulares de ensino, que oferece fácil acesso ao computador e a internet. Porém percebemos que não são todas as instituições que tem esta facilidade com os meios tecnologicos, muitas instituições que não recebem repasse dos órgãos públicos não tem como investir em tecnologia, muitos laboratórios estão sucatiados, sem profissionais qualificados para desempenhar esta função. Há também aquelas instituições que têm laboratório bem equipado, mas sem uso, ou por receio de trabalhar com eles ou por falta de profissionais.

Outros dados interessantes que aprofundamos:

  • 64% dos educadores entrevistados por nos consideram a informática como um meio que estimule a aprendizagem , o lúdico raciocínio lógico e que propicie uma educação mais qualificada para as crianças. Dentro da formação continuada, muitos professores se dizem preparados para interagir com esta tecnologia, mas necessitam de uma formação mais especifica na aréa, porém quando perguntados sobre como compreendem a informática afirmam que é um apoio pedagógico que busca aprimorar o conhecimento e a informação.
  • Estamos em uma sociedade em constante mudança, onde o professor não é mais o único detentor do saber absoluto, pois com o auxilio da internet o aluno em um simples chick tem acesso ao que ele precisa. Nosso desafio como professores é procurar sempre atualização e formação, para facilitar nosso trabalho, tendo clareza e discernimento no uso destas novas tecnologias.

Com nosso partilha atráves do blog e através das leituras indicadas para este PA concluimos que é urgente Desenvolver novas formar de estimular novos conhecimentos e novas habilidades, mas para que isto aconteça é necessário repensar o papel da escola e seu currículo. Nosso desafio como professores e sociedade é o de ser capaz de discernir sobre a informação e o conhecimento, mas não um conhecimento qualquer , mas aquele que nos fazmais reflexivos e críticos perante o paradigma que vivemos.

Nem todas as pessoas tem as mesmas condições de acesso a informação, e muitas vezes não tendo acesso , são desprovidas de poder. Poder para decidir, para protestar, pois quem nos transmite a informação é em muitos casos o detentor da informação.

Temos a certeza de que esta escola vai se constituindo com a partilha de todos, mas temos presente que a mudança começa aos poucos, com pequenos grupos, pois nem todas as pessoas estão prontas para a mudança, algumas estão estagnadas no tempo. A nova forma de ver e entender a educação começa em repensarmos nosso papel de escola e revermos nossa missão como educação. É preciso nos questionarmos se, como escola, estamos cumprindo nossa tarefa. Será que estamos formando alunos livres conscientes de sua missão neste mundo?